Imagem capa - Gosta de vinho? Conheça o 1º Sommelier do Brasil por Alberth
Bate Papo

Gosta de vinho? Conheça o 1º Sommelier do Brasil


Natural do município de Duas Estradas, na Paraíba, o Sr. Otoniel Abílio da Costa foi pioneiro na profissão de sommelier aqui no Brasil. Se formou no Senac em 1973 e passou por grandes hotéis e restaurantes no Brasil e no exterior, como: Hotel Nacional no Rio de Janeiro, Hotel Emiliano em São Paulo, e o Hotel Le Méridien em Paris. Também trabalhou com chefs renomados, como Onildo Rocha, Onildo Rocha Filho, e o francês Laurent Suaudeau.


Em um trabalho realizado para o Sukasa Sushis e Temakis, restaurante de comida japonesa em João Pessoa, pude conhecer o Sr. Otoniel e conversar sobre as histórias da profissão e dos lugares por onde ele já passou. Hoje, além de sommelier no Sukasa, ele realiza treinamento de equipes de restaurantes locais. Como não poderia deixar passar essa oportunidade, aproveitei para fazer um retrato do 1º Sommelier do Brasil.



Retrato do senhor Otoniel Abílio da Costa, primeiro sommelier do Brasil, segurando um vinho com as duas mãos  utilizando uma camisa social preta com uma gravata lpreto e branca listrada e com uma adega de vinhos ao seu lado


Em 2011 ele lançou seu livro, "Arte e Desejo: uma breve introdução à alta gastronomia no Brasil", onde fala sobre sua trajetória que se mistura com a história da alta gastronomia no país.


Para conhecer ou adquirir o livro do Sr. Otoniel, basta ir no Sukasa Sushis e Temakis, que fica na Rua Lindolfo José Correia das Neves, 447, no bairro Jardim Oceania, João Pessoa/PB 




Foto: Alberth Klinsmann
Retratado: Otoniel Abílio da Costa
Luz: Damião Paz
Cliente: Sukasa Sushis e Temakis




INSCREVA-SE NA LISTA VIP PARA RECEBER O MELHOR CONTEÚDO NO SEU E-MAIL

* itens obrigatórios